Estreia no site Manas & Manos.

 

Foi com imensa satisfação que recebi o convite para escrever para o site Manas & Manos por concordar, absolutamente, com o combate à mentira e outras estratégias que prejudicam inocentes e beneficiam malfeitores.  No vídeo “Desmascaramos Mariana Ferrer” fica claro e evidente o que deveria ser jornalismo investigativo.1  Sem seguir com o senso comum, à época, que condenava uma pessoa baseada no tribunal das redes sociais sem quaisquer provas, Dámaris e Karen mergulharam nas evidências e trouxeram a verdade dos fatos.   O vídeo é irretocável.  Toda afirmação feita por ele é embasada em evidência.

Uma busca simples sobre o significado de jornalismo retorna: atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão etc.) para difundí-las.2  O trabalho delas se enquadra melhor no conceito de jornalismo do que muita reportagem publicada por….. “jornalistas”.

No dia nove de setembro de 2021 foi publicado pela mídia ninja o artigo intitulado “Coletivo mães na luta pela revogação da lei da alienação parental”.  Segundo o artigo, entre outras coisas, “A Lei de Alienação Parental (12318/2010) é Inconstitucional conforme a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6273).”  Jornalistas segundo a definição do dicionário checariam essa informação antes de publicá-la.  Isso parece o razoável a ser feito uma vez que, depois de publicado, se tornariam responsáveis pela informação.   Uma busca rápida no site do STF retorna que o processo ainda está em tramitação e, portanto, sem decisão.4  Logo, não se pode afirmar que a lei é inconstitucional.  Além disso, o parecer do Procurador Geral da República (PGR) Augusto Aras é pelo não reconhecimento da ação, como pode ser visto na imagem abaixo, retirada do processo disonível no site do STF.5

Este caso serve de exemplo para justificar minha satisfação em entrar neste time.  Somos a favor da verdade e da transparência.  Todos os fatos aqui citados podem ser encontrados nas referências apresentadas, da mesma forma que Manas & Manos fizeram no vídeo que mencionei.  Jornalismo deveria ser sobre informar e não desinformar.  Vivemos um período em que, mais do que nunca, precisamos buscar fontes relevantes e confiáveis para embasar nossas opiniões sob o risco de, em não fazê-lo, incorrer em propagação de mentiras ou, com o termo suavizado, fakenews.    Vamos em busca da verdade para contribuir com uma sociedade melhor, mais fraterna e mais ética.  “Só os inocentes sabem o valor da inocência”.  Ao inocente, a liberdade e ao culpado, as consequências de seus atos.

É com esse espírito que recebo o convite e espero estar a altura para mostrar a verdade e a inverdade e contribuir como puder para construção de um país melhor.  Tenho estudado a Alienação Parental ou separação familiar forçada há algum tempo, o que me levou a outros temas como ciclo da violência, violência de gênero, abusos e violências psicológicas, físicas e sexuais, maus-tratos infantis, entre outras coisas.  Muito têm se falado na mídia tradicional e aberta, mas pouca verdade tem sido divulgada.  Os estudos mostram uma realidade diferente da noticiada e, para resgatar a verdadeira essência do jornalismo, vou contribuir com o que tenho visto nos artigos publicados de pesquisas sérias sobre os temas.  Sou pesquisador e a metodologia científica se presta muito bem ao propósito de observar o que acontece sem o viés do observador.  Existe um método para provar nossas hipóteses e, até hoje, não se descobriu outro melhor.  Vamos juntos nessa jornada por uma país melhor, mais ético e moral?

 

 

 

 

Referências:

 

  1. Manas & Manos. Desmascaramos Mariana Ferrer.  Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EZ4wMB-YGEE acessado em 22 de outubro de 2021.
  2. Pesquisa pelo significado do termo “jornalismo” em https://www.google.com/search?q=jornalismo+significado&oq=jornalismo+significado&aqs=chrome.0.69i59j0i22i30l9.5234j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 realizada em 22 de outubro de 2021.
  3. Mídia Ninja. Coletivo mães na luta pela revogação da lei da Alienação Parental. publicado em 9 de setembro de 2021, disponível em https://midianinja.org/news/coletivo-de-maes-luta-pela-revogacao-da-lei-de-alienacao-parental/ acessado em 22 de outubro de 2021.
  4. Consulta ao processo da ADI 6273 no site do Supremo Tribunal Federal, disponível em http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5823813 acessado em 22 de outubro de 2021.
  5. Parecer do Procurador Geral da República, Augusto Aras, disponível em https://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=5823813 acessado em 22 de outubro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *